Buscar

Tornando-se um Atleta Consciente


É inegável que as Ciências do Esporte avançam hoje em ritmo acelerado. Pesquisadores do mundo todo publicam de forma incessante artigos e pesquisas sobre os mais variados temas. Com o desenvolvimento tecnológico atual, permitem-se englobar e estudar de forma concreta muitas variáveis que no passado eram desconhecidas ou inatingíves. Os dogmas do passado são questionados hoje, a verdade de hoje podem ser refutada amanhã.


Uma grande dificuldade, um árduo desafio para os profissionais é manterem-se atualizados. Durante nossa fase acadêmica (universidade, mestrado, doutorado, etc...) nossos professores e suas respectivas aulas desempenham esse papel de atualização de conhecimento. O acesso à informação também é mais fácil; temos bibliotecas, grupos de estudos e uma simples refeição na faculdade pode acabar em discussões que incentivam nosso senso crítico. Não podemos deixar de lado também que durante nossa fase acadêmica nossa ânsia por sabedoria e por grandes mudanças podem estar no apse.


Nossos profissionais hoje acabam acomodados, numa inércia de experiências práticas que podem ser extremamente perigosas não somente pela falta de atualização, como também pelo distanciamento das ciências do esporte. Isso leva a uma segregação ainda maior de um trabalho que deveria ser interdisciplinar e não multidisciplinar, ou seja, deveria acontecer junto e com alto grau de comunicação. E sim, infelizmente hoje ainda temos técnicos de alto rendimento que trabalham isoladamente de qualquer ciência e aversos a novos conhecimentos.



Qual o objetivo desse site?


Nos quase 20 anos de experiência que temos na área esportiva, observamos uma brecha pouco explorada no esporte de alto rendimento. Esse lapso localiza-se justamente no atleta, aquele que está diretamente relacionado com o resultado final do treinamento.

Estamos aqui para questionar e ensinar sobre:

  • funcionamento do corpo,

  • zonas de treinamento,

  • recuperação,

  • ferramentas psicológicas,

  • dentre outros fatores que afetam vigorosamente a qualidade das sessões de treino individual e coletivo.


Atleta, torne-se um indivíduo consciente e capaz de passar um feedback confiável para seu técnico e/ou preparador. Além de tomar as decisões certas durante e fora dos momentos de treinamento, você pode conduzir sua temporada a uma maior chance de sucesso!



Redigido por dois atletas com quase duas décadas de experiência prática, além é claro de uma formação acadêmica na área das ciências do esporte. O objetivo desse site é questionar o senso comum, levando aos atletas conhecimentos acadêmicos e atualizados de uma forma prática e de fácil leitura.

#atleta #cienciadoesporte #treinamento #esporte

41 visualizações

Ciência do Atleta. 

Questionando o senso comum no esporte

© 2016 by Renata Sander and Felipe Martins.